Google Ads (Adwords): O que é e como usá-lo no seu negócio?

O Google Ads, anteriormente conhecido como Adwords, é a plataforma de anúncios do Google. Saiba como usá-lo para destacar a sua empresa

Imagine que você irá lançar um novo produto ou serviço e quer divulgar para o maior número de pessoas possível. Você fez publicações nas mídias sociais e enviou um e-mail para seus contatos, mas quer alcançar quem ainda não conhece seu negócio e que pode se interessar pela sua oferta. Nessa hora, o Google Ads é um importante aliado.

Anteriormente conhecido como Adwords, o Google Ads é a plataforma de anúncios do maior serviço de buscas da internet. Quer entender melhor o que é esta ferramenta e como usar os links patrocinados para impulsionar sua empresa? Então, acompanhe o texto a seguir!

 

O que é o Google Ads

O Google Ads é a plataforma de publicidade on-line do Google. Como vantagem, o Adwords mostra os seus anúncios apenas quando as pessoas estão procurando por produtos ou serviços como os seus. Dessa forma, os resultados são exibidos para um público qualificado, que está realmente interessado nas suas ofertas.

Nele, você paga apenas pelo resultado, que pode ser o clique na página do produto ou do serviço, por exemplo. Além disso, a plataforma permite que você defina quanto quer gastar diariamente e controle o retorno sobre o investimento realizado.

 

Por que investir no Google Ads

Segundo a Statcounter, até 2019 o Google detinha mais de 97% do mercado de pesquisas on-line no Brasil. Para se ter uma ideia, de acordo com o Comitê Gestor da Internet, somente no país há pelo menos 152 milhões de pessoas conectadas à internet, o que dá uma dimensão do potencial de usuários do buscador.

Mas não é só isso. O investimento em links patrocinados permite que você gere mais acessos ou esteja nas primeiras posições de buscas rapidamente, sem depender do tráfego orgânico — ou seja, dos acessos que não têm origem no tráfego pago.

Outro benefício está no perfil das pessoas que entrarão na sua página. Como o Ads funciona por meio da compra de palavras-chave — o que explicaremos mais adiante —, os visitantes que entrarem em contato com a marca corresponderão ao perfil de público desejado. E o melhor: na hora em que pesquisarem por soluções como as suas!

 

Como o Google Ads funciona

O Adwords funciona por meio da compra de palavras-chave relacionadas ao seu mercado de atuação. Nele, você define quanto quer pagar pelas palavras dentro de um leilão. Para definir em qual posição da página de resultados de pesquisas seu site ficará, o Google considera o valor do lance e o índice de qualidade do anúncio.

Este índice é calculado pela própria plataforma e leva em conta os cliques esperados, a relevância para o público-alvo e a experiência de navegação oferecida pelo endereço eletrônico.

Logo, mesmo tendo uma lógica simples de funcionamento, há uma série de fatores que influenciam a performance das campanhas, o que exige muitas vezes o acompanhamento profissional de uma agência de marketing digital.

 

Quais são os tipos de anúncios do Google Ads

Entretanto, engana-se quem pensa que os links patrocinados aparecem apenas nos resultados de pesquisas do buscador. Na verdade, o Google oferece uma série de redes para veiculação dos anúncios. Vamos a elas:

Rede de pesquisa

São os anúncios que aparecem na pesquisa do Google, no YouTube, no Gmail ou em sites parceiros. Entre seus benefícios estão o fato de ajudar os clientes em potencial a encontrar sua empresa e conhecer sua marca, aumentando a presença competitiva.

Rede de display

São os banners que aparecem em sites parceiros do Google. Têm a função de tornar sua marca conhecida ou de impactar pessoas que já tiveram contato com o site, por meio de campanhas de remarketing.

Google Shopping

Tem a função de promover produtos vendidos por lojas virtuais, oferecendo informações detalhadas como foto, preço e descrição. O objetivo desta rede é aumentar o tráfego da loja física e do e-commerce.

Anúncios em vídeo

Como o próprio nome diz, são anúncios em formato de vídeo para YouTube com o objetivo de alcance e de reconhecimento de marca ou remarketing. Podem ser exibidos sozinhos ou com outros conteúdos de streaming, além da rede de display do Google.

Anúncios em aplicativos

São anúncios exibidos em aplicativos ou que têm o objetivo de promover o download ou o engajamento de apps instalados no celular, mas que não são utilizados pelo usuário.

 

Como usar o Google Ads para o seu negócio

Como vimos até aqui, os links patrocinados podem ser usados para campanhas com diferentes objetivos: desde tornar sua empresa mais conhecida até gerar leads para seu negócio, acessos à sua loja virtual ou impactar novamente pessoas que tiveram contato com a empresa, mas não realizaram uma compra.

Investir em anúncios de Adwords faz sentido para seu negócio? No 095 Design, trabalhamos com a gestão e criação de campanhas para Google Ads com o objetivo de gerar leads e aumentar suas vendas. Para saber mais, peça um orçamento para a gente!

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