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Agência de marketing digital: quando vale a pena contratar?

Agência de marketing digital: quando vale a pena contratar?
7 de junho de 2021 Marketing Digital

Se você quer aumentar as vendas pela internet, tornar sua marca conhecida ou gerar acessos e cadastros ao seu site ou loja virtual, em algum momento deve ter se perguntado se contratar uma agência de marketing digital é a melhor opção.

Realmente, esta é uma dúvida bastante comum entre os empresários. E ela é ainda maior quando não se tem clareza sobre o que faz uma agência digital, quais serviços oferece e quais alternativas estão disponíveis para colocar o marketing digital do seu negócio em prática, como: contratar um consultor, comprar pacotes de serviços de freelancers ou montar uma equipe própria.

Para responder a todas essas questões, nós criamos um conteúdo completo e que certamente ajudará você a fazer a escolha certa. Acompanhe!

  1. O que faz uma agência de marketing digital?
  2. Qual é a diferença entre uma agência de publicidade tradicional e uma agência digital?
  3. Qual é a diferença entre uma agência de marketing digital e um freelancer?
  4. Quando vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

O que faz uma agência de marketing digital?

O que faz uma agência de marketing digitalUma agência de marketing digital oferece serviços de produção de conteúdos para mídias sociais, blogs, e-mail marketing, e-books, webinars, sites e landing pages, além de anúncios para redes sociais (Facebook Ads e Instagram Ads) e Google (Google Ads, o antigo Google Adwords).

O objetivo principal é trabalhar em parceria com as empresas, para torná-las conhecidas na internet, gerar acessos a sites ou e-commerces, assim como cadastros de pessoas interessadas e preparadas para a compra. Ou seja: em leads e oportunidades reais de vendas!

Antes do surgimento da internet, as agências de publicidade, propaganda e marketing tinham como uma de suas funções o agenciamento dos clientes, o que significava fazer o meio de campo entre anunciantes e canais de veiculação. Na prática, isso envolvia não só a compra de espaços publicitários em rádios, tevês, jornais e revistas, mas também a criação das peças que iriam circular nestes canais.

Mas não se engane ao pensar que o trabalho das agências segue o mesmo depois da internet. Com o surgimento das mídias sociais, os canais se pulverizaram e a atenção do público ficou mais dispersa. Como resultado, as estratégias que funcionavam bem deixaram de trazer os mesmos resultados, exigindo uma maior especialização das agências para dar conta das mudanças de comportamento das pessoas.

Por isso, as empresas contam com equipes multidisciplinares para atender a todas essas demandas. Em linhas gerais, as funções exercidas são:

  • Gestor de tráfego, mídia e performance: responsável pelo planejamento e estratégia de compra de anúncios no Google, Facebook, Instagram, Linkedin e em mídias programáticas, como Taboola, Outbrain e Criteo.
  • Gestor de mídias sociais, inbound marketing e marketing de conteúdo: dedicado ao gerenciamento e formulação de estratégias de inbound marketing, conteúdos em mídias sociais, blogs, e-mail marketing e materiais educativos.
  • Atendimento e sucesso do cliente: pessoa que fará o meio de campo entre cliente e equipe de criação e anúncios, garantindo que a estratégia esteja adequada aos objetivos e alcance o sucesso desejado.
  • Designer: responsável pela identidade visual da marca, criação de artes e vídeos para conteúdos e anúncios e interface de sites e páginas de conversão (landing pages).
  • Redator e copywriter: profissional que produzirá os conteúdos para mídias sociais, sites, e-mail, e-books, roteiros de vídeos e anúncios.Qual é a diferença entre uma agência de publicidade tradicional e uma agência digital?

Qual é a diferença entre uma agência de publicidade tradicional e uma agência digital?

Qual é a diferença entre uma agência de publicidade tradicional e uma agência digital?A grande diferença entre uma agência de marketing digital para uma agência tradicional é que toda estratégia, planejamento e ações são centradas única e exclusivamente na geração de resultados em canais on-line.

Por serem focadas principalmente na criação de sites, produção de conteúdos e na compra de mídia no Google e nas redes sociais, as empresas do setor têm um entendimento maior do mercado e conseguem oferecer serviços focados em performance.

Em outras palavras, isso significa que as agências digitais conseguem direcionar 100% de sua atenção aos resultados gerados na internet. Ou seja: no número de acessos ao site e na taxa de conversão das pessoas que acessaram e se cadastraram ou compraram da sua página, para citar apenas alguns exemplos de indicadores chave de performance (KPIs).

Além disso, é importante ressaltar que, como os canais on-line oferecem dados precisos e muitas vezes em tempo real, as agências digitais têm a vantagem de saber em pouco tempo o que está dando certo ou errado nas estratégias, realizando ajustes rápidos nas ações e campanhas para encontrar padrões e replicar apenas o que traz sucesso!

Qual é a diferença entre uma agência de marketing digital e um freelancer?

Qual é a diferença entre uma agência de marketing digital e um freelancer?Um dos pontos que muitas empresas do setor deixam de comentar é que, quando se contrata uma agência, você não leva apenas um pacote de imagens e textos para anúncios, mídias sociais e whatsapp, mas também todo planejamento, estratégia e expertise necessários para garantir que seus objetivos sejam alcançados.

É por isso que, quando se contratam pacotes de serviços em agências, você recebe um roteiro completo de ações visando não só os resultados imediatos, mas também o médio e o longo prazo. Afinal, não dá para embarcar numa longa jornada sem saber para onde se quer ir, como chegar até lá e tudo o que é necessário para que o seu carro não pare no meio do caminho!

Até aqui, falamos apenas das agências. Mas, e os freelancers? Bem, estes profissionais têm como característica oferecer apenas alguns serviços de marketing digital, como: imagens para whatsapp e redes sociais, textos para blogs, e-mails e e-books, edição e produção de vídeos e fotos, entre outros.

Logo, para quem tem uma pessoa que gerencie o marketing da empresa, mas não possui verba para montar uma equipe interna, os freelancers são uma boa opção para executar alguns serviços. Mas, se esse for o seu caso, tenha em mente que a sua empresa ficará totalmente responsável pela parte de planejamento e da gestão de marketing, muitas vezes acumulando funções e sem a expertise necessária para chegar aos resultados desejados.

Quando vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

Sabe aquele ditado que diz: cada coisa a seu tempo? Com os negócios não é diferente! Por isso, antes de escolher entre uma agência, um freelancer e uma equipe interna, entenda o momento da sua empresa e o que você realmente precisa.

Se você precisa se dedicar à gestão dos negócios e às vendas, tem pouco tempo para criar o planejamento e as estratégias e não tem verba suficiente para criar uma equipe interna, a agência oferece a vantagem de gerenciar e pôr em prática o marketing da sua empresa a um custo mais baixo. E com a vantagem de ajudá-lo a alcançar mais rápido suas metas e objetivos.

Caso você crie suas publicações nas mídias, blogs e e-mail e só precise de um auxílio apenas com os anúncios para obter mais acessos ou vendas, saiba que as agências também oferecem pacotes específicos de gestão de performance para mídias pagas.

Como mostramos até aqui, contratar uma agência de marketing digital tem como benefício a possibilidade de a sua marca cortar caminhos. Seja para vender na internet, seja para ter um fluxo constante de cadastros de pessoas interessadas nos seus serviços. Quer conhecer como podemos ajudá-lo? Peça agora a apresentação!

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