
Por que a sua empresa precisa fazer um diagnóstico de marketing digital
Entenda a importância do diagnóstico de marketing digital e saiba como usá-lo para identificar problemas e implementar melhorias
Até pouco tempo atrás, ter um site, estar nas mídias sociais e investir em anúncios on-line parecia ser a garantia de sucesso para qualquer negócio. Parecia. Hoje, com o aumento da concorrência e as rápidas mudanças no mundo digital, ter estratégias e processos claros se tornaram verdadeiras obrigações para as empresas que desejam alcançar eficiência e chegar ao público desejado.
Mas, como identificar quais pontos devem ser melhorados e quais oportunidades estão sendo perdidas? Certamente, a resposta para isso está na realização de um diagnóstico de marketing digital preciso, que analise desde o planejamento até a execução das ações.
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No texto a seguir, nós explicaremos qual é a importância da análise da presença digital, quais etapas devem ser avaliadas e como você pode usar as informações em seu favor. Acompanhe:
Para que serve o diagnóstico de marketing digital
Assim como a prática do autoconhecimento tem o poder de mudar nossas atitudes e maneiras de pensar, o ato de observar as ações que compõem o marketing digital oferece uma oportunidade única para entender o que dá resultados — ou prejuízos — para sua empresa.
Mais do que um momento de reflexão, essa é a hora de identificar quais pontos não estão sendo explorados adequadamente — e que, por isso, devem ser trabalhados — e quais forças podem ser aproveitadas. Além disso, essa é a chance de ouro para reconhecer as ameaças à sua marca, dando a oportunidade de traçar estratégias e tomar decisões que visem ao curto, médio e longo prazos.
Num aspecto mais prático, o raio-x permite também que você tenha uma visão clara de quais aspectos estão afetando diretamente a sua presença digital, como:
- As taxas de conversão do site e das páginas de captura (Landing Pages);
- Os resultados de geração de leads e vendas de cada canal de conversão — como e-mail, mídias sociais e anúncios;
- E o impacto do uso das palavras-chave para garantir uma melhor posição no Google.
Quais são as etapas analisadas
Assim como ocorre em qualquer processo, o marketing digital conta com uma série de etapas desenvolvidas continuamente para gerar valor ao público-público. Afinal, é isso o que faz com que a sua marca ganhe autoridade na internet, captando leads e oportunidades de vendas.
A seguir, nós enumeramos todas as etapas que compõem um bom planejamento de marketing e quais atividades devem ser avaliadas no diagnóstico:
1. Planejamento
Análise de metas e estratégias, acompanhamento de indicadores de performance e existência de um equipe dedicada exclusivamente para essa função.
2. Atração
Consideração dos canais de geração de tráfego ao site e atividades realizadas para atrair visitantes, como posts em blogs, mídias sociais e anúncios.
3. Conversão
Levantamento da existência de Landing Pages para captação de leads e oportunidades — como formulários — e de entrega de materiais educativos, como e-books e webinars.
4. Relacionamento
Avaliação da existência de uma base de contatos de e-mail e da realização de campanhas regulares de relacionamento, como disparos automáticos de e-mails.
5. Vendas
Presença de equipe de vendas, de processos estruturados de vendas e o uso de ferramentas para gestão de leads e oportunidades (CRM).
6. Análise
Acompanhamento das fontes de tráfego e conversão, existência de uma análise mensal dos resultados e identificação de pontos de melhoria.
Como usar as informações em seu favor
Agora, você deve estar se perguntando: como aproveitar ao máximo as informações oferecidas pelo raio-x do marketing? Certamente, a melhor forma para isso é identificar quais etapas do diagnóstico exigem mais atenção e no que é preciso investir para alcançar os seus objetivos.
Por exemplo: digamos que você queira gerar tráfego e conversão no site, de forma a obter mais leads e oportunidades. Neste caso, você deve avaliar o que está dando certo e errado principalmente nas fases de atração e conversão, além das atitudes que devem ser tomadas para realizar mais.
Agora, se você estiver gerando leads, mas não consegue fazê-los avançar no funil de vendas, o ideal é observar quais são os gaps nas etapas de atração e de relacionamento com essas pessoas.
Como fazer um diagnóstico de marketing digital
Como vimos até aqui, ao observar a presença digital, é possível fazer uma reflexão e trabalhar as forças e fragilidades do seu negócio. Assim, você poderá conquistar melhores resultados e otimizar o uso dos seus recursos.
Para ajudá-lo a fazer um diagnóstico de marketing digital completo, a 095 Design criou uma ferramenta que avalia cada uma dessas etapas, gerando um relatório completo com os resultados e sugestões de melhorias. Ficou interessado? Então, cadastre-se e faça uma análise gratuita!
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