fbpx

Por que a sua empresa precisa fazer um diagnóstico de marketing digital

Por que a sua empresa precisa fazer um diagnóstico de marketing digital
14 de fevereiro de 2020 Marketing Digital

Entenda a importância do diagnóstico de marketing digital e saiba como usá-lo para identificar problemas e implementar melhorias

Até pouco tempo atrás, ter um site, estar nas mídias sociais e investir em anúncios on-line parecia ser a garantia de sucesso para qualquer negócio. Parecia. Hoje, com o aumento da concorrência e as rápidas mudanças no mundo digital, ter estratégias e processos claros se tornaram verdadeiras obrigações para as empresas que desejam alcançar eficiência e chegar ao público desejado.

Mas, como identificar quais pontos devem ser melhorados e quais oportunidades estão sendo perdidas? Certamente, a resposta para isso está na realização de um diagnóstico de marketing digital preciso, que analise desde o planejamento até a execução das ações.

 
>> ACESSE E FAÇA UMA ANÁLISE GRATUITAMENTE
 

No texto a seguir, nós explicaremos qual é a importância da análise da presença digital, quais etapas devem ser avaliadas e como você pode usar as informações em seu favor. Acompanhe:

Para que serve o diagnóstico de marketing digital

Assim como a prática do autoconhecimento tem o poder de mudar nossas atitudes e maneiras de pensar, o ato de observar as ações que compõem o marketing digital oferece uma oportunidade única para entender o que dá resultados — ou prejuízos — para sua empresa.

Mais do que um momento de reflexão, essa é a hora de identificar quais pontos não estão sendo explorados adequadamente — e que, por isso, devem ser trabalhados — e quais forças podem ser aproveitadas. Além disso, essa é a chance de ouro para reconhecer as ameaças à sua marca, dando a oportunidade de traçar estratégias e tomar decisões que visem ao curto, médio e longo prazos.

Num aspecto mais prático, o raio-x permite também que você tenha uma visão clara de quais aspectos estão afetando diretamente a sua presença digital, como:

  • As taxas de conversão do site e das páginas de captura (Landing Pages);
  • Os resultados de geração de leads e vendas de cada canal de conversão — como e-mail, mídias sociais e anúncios;
  • E o impacto do uso das palavras-chave para garantir uma melhor posição no Google.

Quais são as etapas analisadas

Assim como ocorre em qualquer processo, o marketing digital conta com uma série de etapas desenvolvidas continuamente para gerar valor ao público-público. Afinal, é isso o que faz com que a sua marca ganhe autoridade na internet, captando leads e oportunidades de vendas.

A seguir, nós enumeramos todas as etapas que compõem um bom planejamento de marketing e quais atividades devem ser avaliadas no diagnóstico:

1. Planejamento

Análise de metas e estratégias, acompanhamento de indicadores de performance e existência de um equipe dedicada exclusivamente para essa função.

2. Atração

Consideração dos canais de geração de tráfego ao site e atividades realizadas para atrair visitantes, como posts em blogs, mídias sociais e anúncios.

3. Conversão

Levantamento da existência de Landing Pages para captação de leads e oportunidades — como formulários — e de entrega de materiais educativos, como e-books e webinars.

4. Relacionamento

Avaliação da existência de uma base de contatos de e-mail e da realização de campanhas regulares de relacionamento, como disparos automáticos de e-mails.

5. Vendas

Presença de equipe de vendas, de processos estruturados de vendas e o uso de ferramentas para gestão de leads e oportunidades (CRM).

6. Análise

Acompanhamento das fontes de tráfego e conversão, existência de uma análise mensal dos resultados e identificação de pontos de melhoria.

Como usar as informações em seu favor

Agora, você deve estar se perguntando: como aproveitar ao máximo as informações oferecidas pelo raio-x do marketing? Certamente, a melhor forma para isso é identificar quais etapas do diagnóstico exigem mais atenção e no que é preciso investir para alcançar os seus objetivos.

Por exemplo: digamos que você queira gerar tráfego e conversão no site, de forma a obter mais leads e oportunidades. Neste caso, você deve avaliar o que está dando certo e errado principalmente nas fases de atração e conversão, além das atitudes que devem ser tomadas para realizar mais.

Agora, se você estiver gerando leads, mas não consegue fazê-los avançar no funil de vendas, o ideal é observar quais são os gaps nas etapas de atração e de relacionamento com essas pessoas.

Como fazer um diagnóstico de marketing digital

Como vimos até aqui, ao observar a presença digital, é possível fazer uma reflexão e trabalhar as forças e fragilidades do seu negócio. Assim, você poderá conquistar melhores resultados e otimizar o uso dos seus recursos.

Para ajudá-lo a fazer um diagnóstico de marketing digital completo, a 095 Design criou uma ferramenta que avalia cada uma dessas etapas, gerando um relatório completo com os resultados e sugestões de melhorias. Ficou interessado? Então, cadastre-se e faça uma análise gratuita!

COMENTE!